A principal diferença entre as vacinas importadas e as nacionais, além daquela sentida no bolso do consumidor, é que as importadas são produzidas a partir de vírus vivos e atenuados, de acordo com os padrões internacionais exigidos, o que garante boa imunidade e proteção contra as principais doenças de cada espécie animal.
Época Vacinas
De 45 a 60 dias de vida 1ª dose da vacina múltipla V8/V10, da vacina contra a Giardia e contra a Tosse dos Cães
De 21 a 30 dias após a 1ª dose 2ª dose da vacina múltipla V8/V10 e da vacina contra a Giardia
De 21 a 30 dias após a 2ª dose 3ª dose da vacina múltipla V8/V10
A partir de 4 meses Vacina Anti-rábica

Após o fim da época de vacinação de seu filhote, é recomendado o reforço anual de cada vacina listada acima.

As vacinas tipo V8/V10 previnem doenças como a cinomose, hepatite, parainfluenza, coronavirose, leptospirose e laringotraqueíte.

Se você e seu cão moram em regiões cuja leishmaniose (calazar) seja comum, é de suma importância a aplicação de vacina contra esta zoonose, mas antes, o animal deve passar por exame clínico para saber se já tem a doença

 

Esteja atento quanto ao prazo de validade da vacina e exija atestado de vacinação com carimbo e assinatura do veterinário. Lembre-se, não existe imunidade permanente. Cães e gatos devem ser vacinados todo ano.

Além da vacina contra raiva, exigida por lei, todo ano os cães devem tomar 1 dose da vacina V10 e os gatos, 1 dose da vacina tríplice. Para os cães tem ainda a vacina contra pneumonia ou gripe canina e contra Giárdia

 

Recomendações

- Nenhum filhote deve sair à rua ou ter contato com outros animais sem estar vacinado;

- Nunca deixe de aplicar as doses anuais e a vacina anti-rábica em cães e gatos;

- Mesmo animais que vivem presos precisam receber doses de vacina;

- Não aplique medicamentos no animal sem consultar antes um veterinário;

- Mesmo vacinado, não deixe o animal ficar em contato com bichos doentes;

- Animais criados com responsabilidade não transmitem doenças aos homens.

Restrições

Animais debilitados não devem tomar vacinas, precisam se recuperar antes. Os veterinários lembram que, assim como pessoas, animais não podem tomar medicamentos sem orientação profissional. “É importante que o proprietário tenha em mente que o veterinário é a pessoa mais indicada para fazer uma avaliação clínica, indicar tratamentos em caso de doença e aplicar as vacinas”.

Vacinação

Assim que você comprar ou ganhar um cachorrinho, convém levá-lo ao Médico Veterinario para uma avaliação geral. Enquanto seu animalzinho não estiver com as vacinas em dia tome cuidado para que ele entre em contato apenas com cães saudáveis e, quando levá-lo na clínica veterinária mantenha-o no colo e distante dos outros cães.