Shih-tzu- Sobre a raça

 

 

PADRÃO OFICIAL 
País de origem: Tibet Nome no país de origem: Shih Tzu

APARÊNCIA GERAL:
robusto, pelagem abundante, porte distintamente arrogante, com cabeça lembrando o crisântemo.

CARACTERÍSTICAS:
de temperamento amistoso e independente, inteligente, ativo e alerta.

CABEÇA E CRÂNIO:
cabeça larga, redonda, profusamente peluda, com pêlos caindo sobre os olhos, estes bem separados, boa barba e bigodes. Os pêlos crescendo para cima, no focinho, conferem-lhe uma clara semelhança com o crisântemo. Focinho bem largo, curto, com cerca de 2,5cm da ponta ao stop, reto, de nível ou levemente arrebitado, quadrado e peludo, sem rugas. Cana nasal em linha com a pálpebra inferior ou levemente abaixo. Trufa preta, podendo ser cor de fígado, com pigmentação o mais homogênea possível. Narinas bem abertas, stop bem definido. Trufa inclinada para baixo ou pontuda são características altamente indesejáveis. Olhos: grandes, redondos, escuros, inseridos bem separados, sem ser proeminentes. Expressão calorosa. Nos cães de cor fígado, ou com marcações dessa cor, olhos mais claros são permitidos, desde que a íris cubra o branco dos olhos. Orelhas: grandes, com lóbulos longos, portadas caídas, inseridas ligeiramente abaixo da abóbada craniana. Devem ser tão profusamente cobertas de pêlos que se confundem com a pelagem do pescoço. Boca: larga, ligeiramente prognata ou em torquês. Lábios retos.

PESCOÇO:
bem proporcionado, graciosamente arqueado, suficientemente longo, para portar a cabeça alta.

ANTERIORES:
ombros bem oblíquos, membros anteriores curtos, com boa musculatura e ossatura, tão retos quanto possível, compatíveis com o peito largo e profundo.

TRONCO:
a distância entre a cernelha e a raiz da cauda é maior que a altura, na cernelha. Bem compacto e forte. Peito largo e profundo. Ombros firmes. Dorso reto.

INFERIORES:
membros curtos e musculosos, com boa ossatura. Vistos, por trás, retos. Coxas bem arredondadas e musculosas. Devem parecer volumosas, em virtude da pelagem abundante.

PATAS:
arredondadas, firmes, com boas almofadas plantares, parecendo grandes pela pelagem abundante.

CAUDA:
de plumagem abundante, inserção e porte altos, alcançando, aproximadamente, o nível do alto do crânio, o que lhe confere uma aparência equilibrada.

MOVIMENTAÇÃO:
altiva, fluente, com longo alcance à frente e forte propulsão dos posteriores, exibindo as almofadas plantares.

PELAGEM:
longa, densa não cacheada, com bom subpêlo. Uma leve ondulação é permitida. Recomenda-se que os pêlos da cabeça sejam atados.

COR:
todas as cores são permitidas; uma faixa branca na fronte e na ponta da cauda são altamente desejadas nos particolores.

PESO E ALTURA:
de 4,500 a 8,100 quilos. O peso ideal de 4,500 a 7,300 quilos. Altura máxima na cernelha, 26,7cm. Tipo e características da raça são da maior importância e não devem ser preteridas pelo tamanho.

FALTAS:

qualquer desvio, dos termos deste padrão, deve ser considerado como falta e penalizado na exata proporção de sua gravidade.

NOTA:
os machos devem apresentar os dois testículos, bem visíveis e normais, totalmente descidos na bolsa escrotal.
 

Devo ter um shih tzu?

  • O filhote sempre vai precisar de atenção especial, de ensinamento para aprender os hábitos necessários, de carinho e firmeza no adestramento básico. Só assim será um adulto como queremos. Nenhum cãozinho é capaz de adivinhar o que esperamos dele.
  • Se todas as pessoas concordarem em agir do mesmo modo convencionado durante a fase de adaptação do novo habitante da casa, o período de educação básica, adaptação e treinamento do animalzinho será mais breve. Ele aprenderá as regras da família com mais facilidade.
  • Um cão geralmente requer modificação de alguns hábitos. Com quem você vai deixar o cãozinho quando viajar? E se você tiver que passar um dia inteiro fora, quem vai alimentá-lo?
  • Um cão demanda custos adicionais no orçamento mensal familiar - ração, cuidados estéticos, cuidados veterinários...
  • Um novo habitante na casa exigirá um local "dele", onde possa ficar quando quiser. Um enxoval e cuidados higiênicos (sempre temos que acabar limpando um xixi ou cocô em local impróprio, principalmente antes dos primeiros seis meses de vida...).
  • Você tem tempo (e paciência) de escovar seu cãozinho todos os dias? Dar banhos semanais, e secar com secador? Levá-lo para passear diariamente por 15 minutos?
  • Quem vai limpar a sujeira dele quando ele fizer no lugar errado?
  • Você tem disciplina para cumprir todas essa tarefas? Um Shih Tzu que não é escovado diariamente pode ficar com nós enormes!
  • Um shih tzu vive em média 12 anos, mas não é raro ver um Shih Tzu com mais de 15. Logo, a compra de um cãozinho não deve ser uma decisão de momento, mas deve ser cuidadosamente pensada.
  • Shih Tzus podem ter alguma semelhança com Lhasa Apsos, mas definitivamente não são Lhasa Apsos! Shih Tzus são menores e tem um focinho mais curto. Além do que não são tão independentes como o Lhasa. Shih Tzus se adaptam bem a mudanças e a pessoas estranhas, coisas que os Lhasas geralmente não gostam. O pêlo do Shih Tzu requer maior atenção do que o do Lhasa Apso. Enquanto um Lhasa pode ser escovado "apenas" 3 vezes por semana, um Shih Tzu deve ser escovado todos os dias (se estiver com pêlo longo). Não compre um Shih Tzu porque o pet shop não tinha mais Lhasa Apsos!
  • Não, seu filho(a) não vai cuidar do cãozinho! Todos nós sabemos que, quando querem algo, os pequenos fazem mil promessas, mas na hora de cuidar... a historia é outra. Além disso, tarefas como dar banho, cortar as unhas e limpar as orelhas são coisas que precisam ser feitas com muita atenção. Melhor que sejam feitas por um adulto.
  • Se você quer um cachorro extremamente fácil de cuidar, que baste dar água e comida, o shih tzu não é o cachorro certo pra você. Não é que eles deem um trabalho fenomenal, mas eles precisam de muita atenção, cuidados com os olhos e ouvidos, além de escovações frequentes, se estiver com pêlo longo. Isso é bem diferente dos cães de pêlo curto, orelhas em pé e focinho longo.

Como escolher um shih tzu

Abaixo seguem algumas dicas de como escolher um shih tzu:

  • Idade: a melhor idade para se comprar um cachorro é depois dos 2 meses de vida. Um bom criador dificilmente venderá filhotes mais novos. Essa "regra" vale não só para o shih tzu, mas tambem para as raças de pequeno porte em geral, pois estas tendem a se desenvolver mais lentamente.
  • Nariz: sem manchas avermelhadas, sem secreções.
  • Olhos: as pupilas devem ser claras. Pupilas turvas podem ser um indicador de verme. Pouco branco nos olhos (quesito estético). Os olhos não devem ser saltados para fora e nem muito juntos, como o pequinês.
  • Mordida: os incisivos (dentes da frente) devem ser alinhados. A gengiva deve ser rosada e nunca branca, que é sinal de anemia ou presenca de vermes.
  • Ossos: Seria ideal se o criador tivesse um atestado de ausencia de displasia coxo-femural dos pais da ninhada. O shih tzu eh a 38o. raca mais acometida pela displasia coxo-femural (Orthopedic Foundation for Animals-OFFA)
  • Pernas: não devem ser arqueadas.
  • Abdomen: não deve ser “inchado”, pois pode ser um indicador de vermes ou problemas de fígado. Peça um exame contra hérnias umbilicais, pois devem ser curadas ainda na infância para evitar maiores gastos e riscos. O criador deve pagar por tal procedimento, e não você. Linhas arroxeadas no abdomen podem ser indicativos de problemas no coracão.
  • Fezes: se forem pálidas ou de cor diferente do normal, pode ser um indicativo de doença no fígado.
  • Cauda: para cima e curvada, caindo sobre o dorso.
  • Orelhas: não devem apresentar odor ou sinais de coceira.
  • Pelagem: sem buracos, pulgas, carrapatos, caspa ou casquinhas. Deve ser espessa e viçosa. Todas as cores são aceitaveis.
  • Temperamento: alerta, brincalhão, alegre e extrovertido aos 2 meses de vida. Cães magros, apáticos podem estar doentes. Cães timidos geralmente apresentarão problemas de comportamento. Espera-se que o filhote faça a maior festa pra você, e não que fique num canto, tímido. É normal que ele queira antes "explorar" o territorio, mas ele logo deveria voltar sua atenção para você. O filhote não deve demonstrar medo de estranhos, nem de barulho. Não deve ser agressivo.
  • Testículos: ambos devem estar para fora aos 2 meses. Se a bolsa escrotal não estiver pra fora e o cãozinho não for castrado ele pode desenvolver câncer.
  • Ânus: não deve ser inchado ou avermelhado.
  • Alimentacão: o filhote já deve estar comendo ração sólida, e não amolecida com água.
  • Preço: preço alto não garante nada. Só compre seu filhote de um criador que te passe seguranca e leve em consideração as dicas acima relatadas. Atenção: títulos de campeão podem ser garantia de beleza, mas não são garantia de um cão saudavel. O ideal seria o criador oferecer garantia dessas 3 qualidades: beleza (padrão da raça), saúde e temperamento. Pesquisa: procure fazer uma longa pesquisa antes de decidir de quem vai comprar. Essa amizade vai durar mais ou menos uns quinze anos, então não tenha pressa.
  • Pedigree: mesmo que você só queira um cãozinho de estimação, pedigree é importante. Isso quer dizer que o criador tem conhecimento do passado do seu cãozinho.
  • Criador: Peça ao criador para ver os pais da ninhada. Lembre-se que, muito provavelmmente, seu filhote terá temperamento e aparência similar ao deles. Dê preferência a criadores que se dediquem ao Shih Tzu exclusivamente. Quando perguntado porque cria Shih Tzus, a resposta do criador deve ser apenas uma: para o aprimoramento da raça. Eu não recomendo comprar cães em pet shops, pois acho que um bom criador quer sempre conhecer os compradores do filhote que ele criou com tanta dedicação. "Feiras" então, passe longe! É super importante ver os pais do filhote para avaliar temperamento, conformidade com os padroes e condicoes de saude. Pet shops e feiras não oferecem isso.